Maria José Rola
Vamos sempre falar de amor, seja qual for o serviço que estejamos a prestar. Amor é o nosso fio condutor.

Sou uma romântica incurável e espero mesmo manter-me assim para o resto da vida
Sou psicóloga clínica pós-graduada em Terapia de Casal e Sexologia Clínica. Sei o que pode fortalecer ou fragilizar uma relação de amor. Nos meus textos está sempre contida alguma informação terapêutica, colocada muito subtilmente. Na construção da relação com cada casal há tempo para colocar questões pertinentes para o futuro, para perceber o que é realmente importante para cada um no momento presente e como se podem perspetivar enquanto casal de longa duração. O conhecimento que fui acumulando enquanto terapeuta de casais, enquanto psicóloga de adultos, enquanto mulher casada há mais de 24 anos (e ainda feliz e apaixonada!), enquanto mãe de dois filhos (maravilhosos, claro!) … a pessoa que sou com as vivências que tenho, está inevitavelmente em tudo o que faço. Costumo dizer que sou uma romântica incurável e espero mesmo manter-me assim para o resto da vida.
O que nos define é a maneira como damos e recebemos amor.
Amor é o nosso fio condutor
Comecei por trabalhar na área social alguns anos, onde aprendi muito sobre a fragilidade humana e sobre a vulnerabilidade social (1997 – 2004). Foi muito enriquecedor enquanto pessoa e contribuiu para o meu crescimento pessoal e profissional. Descobri o tema da Compaixão.
Trabalhei numa clínica como psicóloga de crianças e adultos. Percebi que não conseguia trabalhar com crianças, por não tolerar o seu sofrimento.
Passei pela área da educação e formação de adultos, onde me realizei bastante e onde aprendi muito com formandos, empresas diferentes e mentores muito especiais (1997 – 2004).
Passei por uma fase de desemprego (2007-2008), o que me permitiu dedicar-me à família, que era o meu maior objetivo na altura. Nesse período, pude perceber o que realmente queria fazer, pessoal e profissionalmente. Dadas as experiências negativas por onde tinha passado profissionalmente, percebi a importância da Felicidade no trabalho e comecei a estudar profundamente o tema. Mais uma vez, fui presenteada com o acesso a informação e mentores muito importantes (2008). Descobri o tema da Felicidade.
Tive contacto com metodologias como a terapia do riso, terapia shiatsu e medicinas alternativas. Foram momentos de aprendizagem e ferramentas que ficaram. Conhecimento acrescenta sempre.
Voltei à educação de adultos (2008 – 2011) e às consultas de psicologia em gabinete próprio (2010 – 2015)
Fui desafiada a fazer cerimónias simbólicas - cerimónias de despedida/homenagem e de casamentos – (2011). Descobri o tema do amor.
Em 2014 retomei o mercado de trabalho na área da psicologia da saúde ocupacional e comecei as intervenções positivas nas empresas. Designei-me consultora em Felicidade Organizacional e desenhei um conceito de empresa. Em 2016 criei a Emoção Positiva Unipessoal Lda e desde então tenho atuado nas áreas da psicologia clínica (gabinete próprio), psicologia da saúde ocupacional (duas grandes indústrias), consultoria em felicidade organizacional (várias empresas) e na área das cerimónias simbólicas. Descobri a importância de crescer enquanto empresa e ser mais arrojada e generosa.
Neste momento, queremos crescer na oferta de serviços, criar uma equipa cooperante, aumentar a visibilidade da empresa, crescer em abundância de recursos e de tempo. Queremos que a Emoção Positiva seja reconhecida como uma microempresa que gera impacto positivo, como o próprio nome diz.